segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Famílias ficaram sem seus barracos, após incêndio em favela, no Jardim Humaitá

Sem-teto continuam abrigados em vestiário do Pelezão


No local, as pessoas têm recebido duas refeições diárias enviadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, além de caixas de leite integral e pães, eles são pertencentes às 12 famílias que ficaram sem seus barracos, após incêndio na Favela do Humaitá, Vila Leopoldina. Para recebe-los, a Prefeitura improvisou um “albergue” dentro deste espaço municipal.

Cerca de 30 sem-teto, sendo 11 crianças, estão alojados, desde o último dia 29 de julho, pela Prefeitura nos vestiários das piscinas do Clube-Escola Pelezão, no Alto da Lapa. Eles pertencem às 12 famílias que ficaram sem seus barracos, após incêndio na Favela do Humaitá, Vila Leopoldina. Para recebe-los, a Prefeitura improvisou um “albergue” dentro do estabelecimento.  No local, as famílias têm recebido duas refeições diárias enviadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, além de caixas de leite integral e pães. Representantes das famílias alegam que só deixarão o clube quando a Prefeitura conceder a bolsa-aluguel de R$ 300,00.

O incêndio que resultou na Famílias ficaram sem seus barracos, após incêndio em favela, no Jardim Humaitá transferência das famílias, atingiu 114 barracos e deixou 450 pessoas sem moradia. Ao todo, 145 famílias que perderam seus barracos no incêndio foram cadastradas no Plano Municipal de Habitação da Prefeitura. O bolsa-aluguel só poderá ser concedido para quem estava em moradias regulares.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura informou que 70 famílias atingidas pelo incêndio receberão “auxílio aluguel emergencial e depois serão encaminhadas para o Programa de Parceria Social”. Segundo a prefeitura, restam apenas sete famílias no Clube-Escola Pelezão, que serão cadastradas amanhã pela Secretaria Municipal de Habitação e devem receber bolsa-aluguel a partir da próxima semana.

Sobre o Pelezão

O Clube-Escola Pelezão, considerado modelo entre mais de 200 unidades esportivas da Prefeitura, fica em uma área de 60 mil m² com 12 quadras de tênis, quatro piscinas, campo de futebol, ginásio poliesportivo, quadra de areia e pista de cooper. É uma das poucas unidades esportivas municipais com aulas de circo. Funcionários e usuários lamentaram o fato de a Prefeitura não oferecer moradia adequada aos sem-teto. Vigias do clube dizem ainda que a presença dos semteto tem afastado usuários e moradores do bairro.

Fotos: Fabio Shitakubo & Henrique Takimoto Jasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário